Falar em público: do medo à lógica
Não tem como deixar o medo em casa. Então, pega essa ideia e veja se faz sentido pra você.
O medo que você sente não vai embora. Ainda bem!
“Menina, eu tenho um medo de falar em público…”
Foi assim que começou a sessão com uma cliente hoje. E, por dentro, minha cabeça respondeu: “Bem-vinda ao clube!”
Porque, sim: medo é emoção básica. É presente em todos os seres humanos (e até em animais). Surge sempre que existe uma ameaça, real ou imaginada, e prepara o corpo para reagir: coração dispara, respiração acelera, atenção fica em estado de alerta. É instinto de sobrevivência em ação.
Repare na palavra em itálico na parte anterior do texto: imaginada! É esse ponto que você precisa entender.
Bora lá: o medo não some. Ele sempre vai com você... na reunião, na palestra, no vídeo, no palco, no primeiro beijo. Nossa, ele tá em tudo!
O que muda é a forma como você o percebe e se comunica com ele. Se você encara o medo como inimigo, ele cresce e te paralisa. Mas quando você o escuta, entende o que ele quer mostrar e conversa com ele, você assume o comando e coloca esse medo no devido lugar.
Muitas vezes o medo está apenas traduzindo insegurança, vergonha, expectativa ou ansiedade. O medo, se bem usado, pode ser maravilhoso pra te preparar para as situações que você vai entrar. Por outro lado, se você "abraça" ele e inclui o medo na sua comunicação (interna e externa), daí lascou.
"Eu tenho um medo de falar em público" é o tipo de frase que não vai te ajudar. Da próxima vez que sentir o frio na barriga, não tente desligar o medo ou se iludir que existe uma forma de deixar esse medo em casa e sair sem ele.
Pergunte: “O que você está tentando me dizer?” E comece uma conversa honesta com esse medo. Mostre o que é ou não perigo, visualize o sucesso de cada etapa do que está por vir, reprograme a sua mente.
Tem técnica pra te ajudar com isso. Quando você aprende a lidar com o medo, sua comunicação muda, seu comportamento diante do mundo também. Ah, e a sua força surge que é uma beleeeeeza!
E você? Qual foi a última vez que o medo te ensinou algo importante ao invés de te paralisar? Me conta aqui.
Se você quer se desenvolver e não sabe por onde começar, deixa eu te fazer um convite. Vem pra Nova Consciência! Uma comunidade sobre comunicação e comportamento que vai te ensinar a agir diferente diante da vida. Me segue em: @comgabiguimaraes e saiba como fazer parte.